O objetivo deste blog é criar um espaço onde possa ser mostrado e discutido, temas de impacto social. Infelizmente temos ainda presente na nossa sociedade a discriminação acontecendo de forma ativa e em vários niveis e graus. Optei por falar da discriminação dentro do ambiente acadêmico, ja que se trata de uma realidade presente no nosso cotidiano, e que é tao comum, como em qualquer outro ambiente. Retratarei sobre a violência contra homossexuais. E denunciarei a discriminação contra gays, lesbicas, transexuais e bissexuais dentro do ambiente de ensino supeior.
É um grito contra a violência homofobica.
Conto com o auxilio de todos que sao contra a homofobia!
Vamos nos unir nessa luta contra a violência.
E lutar pela criminalização da homofobia.
Postarei reportagens, videos e depoimentos de pessoas que foram agredidas dentro do seu ambiente de ensino superior.
Postarei noticias relacionadas a esse assunto.
E deixo um espaço aberto a comentarios, criticas e sugestoes.
Conto com o apoio de todos!
Elas pediram para o segurança chamar a diretoria, já que era ela a incomodada. Uma funcionária da diretoria chegou, disse para elas se afastarem uma da outra e continuou com o discurso repressor iniciado pelo segurança: “o que vocês estão fazendo é errado”, “vocês tem que fazer isto em outro lugar, não aqui” e “isto é uma afronta ao que a instituição prega” foram algumas das coisas que as meninas ouviram.
Situações como essas acontecem em vários lugares, o tempo todo. Homossexuais são vítimas de agressões que vão desde piadinhas aparentemente inocentes até assassinatos brutais, passando pela coerção de suas demonstrações de afeto. Nosso país ocupa o primeiro lugar no ranking da violência homofóbica. Na própria FALE, no semestre passado, aconteceram outros episódios de homofobia: na calourada, casais homossexuais foram alvo de piadas preconceituosas e um deles foi fisicamente agredido. É particularmente grave e entristecedor ver casos de homofobia acontecendo dentro da UFMG, que é uma universidade pública e tem tudo para ser um espaço democrático, onde as diferenças são respeitadas. Também é particularmente grave que essas situações ocorram dentro da Faculdade de Letras, na qual estudam muitos homossexuais e que deveria ser um exemplo de respeito à diversidade sexual. Porém, não é isso que vem acontecendo.
Qual é o papel da diretoria da Letras? A homoafetividade a incomoda? Vai contra a imagem da instituição? Com certeza, seu papel não é o de cercear a liberdade dos estudantes e impedir que demonstrem afeto publicamente. Com certeza, não é o de tomar frente em ações autoritárias, retrógradas e homofóbicas. Por isso, pedimos nesse manifesto que os fatos sejam apurados e que os funcionários sejam responsabilizados por seus atos e se retratem publicamente.
A Universidade não é apenas um espaço de aquisição do conhecimento: também é um espaço de convivência. E, por isso, é fundamental que haja respeito à diversidade sexual e que as demonstrações de afeto em seus espaços não sejam reprimidas. Acreditamos que uma instituição de renome como a Faculdade de Letras da UFMG deve ser vanguarda na luta contra a homofobia, que passa pela aprovação do PLC 122. Queremos ser um exemplo positivo, não queremos nos envergonhar de nossa faculdade. Escrevemos esse manifesto porque achamos que a luta contra a homofobia deve ser cotidiana e nenhum ato de preconceito – desde a piadinha à violência física – deve ser aceito.Exigimos:
- Apuração da denúncia! Retratação pública e responsabilização dos envolvidos!
- Posicionamento oficial da Diretoria da Faculdade de Letras.
- Capacitação obrigatória dos funcionários da Universidade para lidar com a diversidade sexual, de gênero e raça.
ANEL - Assembleia Nacional dos Estudantes - Livre! Anel On Line
Exnel - Executiva Nacional dos Estudantes de LetrasGUDDS! - Grupo Universitário em Defesa da Diversidade Sexual
Diretório Acadêmico da Faculdade de Letras – Gestão Travessia
Diretório Acadêmico da Faculdade de Ciências Econômicas – GestãoFACE LivreCentro Acadêmico de Psicologia – Gestão da Unidade
Centro Acadêmico de Comunicação Social – Gestão Perspectiva
Centro Acadêmico de Fisio e Terapia Ocupacional – Gestão Sonhos não envelhecem
ENECOS - Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social http://www.diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=19274:ufmg-manifesto-contra-a-homofobia-na-faculdade-de-letras&catid=57:mulher-e-lgbt&Itemid=70